Translate

domingo, 19 de dezembro de 2010

Ilha das Flores

                  cantinhodaheidi.blogspot.com

A Ilha das Flores situa-se no Grupo Ocidental do arquipelago dos Açores , sendo a maior das ilhas que compõem este Grupo. Ocupa uma área de 141,7 km², na sua maior parte constituída por terreno montanhoso, caracterizado por grandes ravinas e gigantescas falésias. O ponto mais alto da ilha é o Morro Alto, a 914 m de altitude.  
 A ilha das Flores é considerada uma das mais belas dos Açores, cobrindo-se de milhares de hortensias de cor azul, que dividem os campos ao longo das estradas, nas margens das ribeiras e lagoas.
Esta ilha foi incluída
na lista da Rede Mundial de Reservas da Biosfera , juntando-se à ilha Graciosa  e à ilha do Corvo que também já incluem a lista.A ilha das Flores está dividida em dois municípios: no nordeste da ilha situa-se o concelho de Santa Cruz das Flores, com sede na vila do mesmo nome; a sudoeste situa-se a vila de Lajes das Flores, também sede de concelho.
O concelho de Santa Cruz das Flores é composto pelas seguintes freguesias:
Santa Cruz onde se localiza a Escola Básica e Secundária Padre Maurício de Freitas, a única secundária da ilha, o Centro de Saúde, o aeroporto e as principais estruturas administrativas e económicas da ilha, Caveira, Cedros, Ponta Delgada, situada  no extremo norte da ilha.
O concelho das Lajes das Flores é composto pelas seguintes freguesias:
Lajes, a vila sede do concelho e a povoação onde se localiza o porto que serve a ilha, Lomba, Fazenda, Lajedo, Mosteiro, Fajãzinha e  Fajã Grande, a povoação mais ocidental da ilha. 
É na ilha das Flores  que se localiza o ponto mais ocidental da Europa, o ilhéu Monchique que se consegue ver da freguesia Fajã Grande.
Na ilha das Flores existem sete lagoas cada uma com a sua beleza particular. Na ilha existem muitas ribeiras e também cascatas. Nesta ilha não há praias mas existe uma piscina natural no concelho de Santa Cruz e zona balnear na Fajã Grande.Também existem zonas de calhau rolado mas de difícil acesso.
A ilha das Flores é repleta de belezas naturais das quais várias cascatas, a Rocha dos Bordões, montes e vales verdejantes e caminhos pedestres para percorrer.

                 cantinhodaheidi.blogspot.com

Sem comentários:

Vestido para boneca feito em crochê